GRUFICS
Grupo de Produção e Pesquisa em Ficção Seriada (UFPB)
-
Ano de Criação: 2014
-
Vínculo: PPGC-UFPB
-
E-mail: marcelvbs@hotmail.com
-
Coordenação: Marcel Vieira Barreto Silva
O GRUFICS - Grupo de Produção e Pesquisa em Ficção Seriada surgiu em 2014, através das ações desenvolvidas pelo coordenador do Grupo, prof. Dr. Marcel Vieira, a partir de projeto de pesquisa contemplado no Edital Universal CNPq 2013. Com recursos do Edital, foi criado o LENA - Laboratório de Estudos em Narrativas Audiovisuais, que sedia as ações do GRUFICS. Com um perfil de articulação entre as dimensões acadêmicas e profissionais do trabalho de desenvolvimento e roteirização de ficções seriadas, o GRUFICS acolhe pesquisas de docentes, IC e Mestrado, voltadas para a reflexão sobre as formas contemporâneas de serialização ficcional, publica artigos em periódicos e capítulos de livros resultados das pesquisas, bem como incuba projetos práticos de séries e filmes, tais como: "Intermares" (desenvolvimento - FSA/ANCINE 2015), "Fúria" (longa-metragem - Funjope/ANCINE 2017), "Selva" (telefilme ficcional - Funjope/ANCINE 2017) e "A Invasão" (série histórica - Edital TVs Públicas ANCINE, 2019)
Projetos de pesquisa mais recentes realizados pelo grupo:
-
Estrutura Narrativa de Ficção Seriada, coordenado pelo prof. Marcel Vieira (Edital Universal 2013, do CNPq);
-
Sala de Roteirista: desenvolvimento de metodologias para a escrita colaborativa do roteiro audiovisual, coordenado pelo prof. Marcel Vieira (Bolsas de IC/CNPq)
-
Dramaturgia Seriada Contemporânea: Processos de Criação na Cultura das Séries Brasileira, coordenado pelo prof. Marcel Vieira (Edital Universal 2018, do CNPq);
-
INTERMARES: desenvolvimento de série dramática ficcional, coordenado pelo prof. Marcel Vieira (PRODAV 05/ANCINE/FSA);
-
Economia criativa do audiovisual independente brasileiro: o papel da criatividade e o impacto da inovação no cenário produtivo das séries televisivas nacionais (Chamada Fomento à Pesquisa Colaborativa 2019, FAPESQ-FAPESP), coordenado pelo prof. Marcel Vieira e pela profa. Maria Immacolata Vassalo de Lopes.