Comunicação e Práticas Culturais

(UFGRS)

  • Ano de Criação: Década de 1990

  • Vínculo: PPGCOM-UFRGS

  • E-mail: nucmidiatica@gmail.com 

  • Coordenação: Nilda Jacks

Pesquisas sobre comunicação e práticas culturais desenvolvidas repercutem através da produção e difusão do conhecimento sobre as relações entre os sujeitos e a comunicação, através de processos, produtos e praticas. O Grupo produziu levantamentos sobre a produção científica brasileira no campo da recepção nos anos 90, 2000 e 2010-15, tangibilizados nos livros “Meios e Audiências I, II e III”; lidera a Rede Brasil Conectado (redebrasilconectado.wordpress.com), composto por membros de 47 universidades e 55 grupos de pesquisa; lidera a pesquisa nacional comparativa “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência”. Atualmente, os seguintes projetos são desenvolvidos pelo Grupo: "Recepção fílmica e espectatorialidade cinematográfica: explorações teórico-metodológicas" , “Rumos da pesquisa em publicidade e propaganda: mapeamento da produção acadêmica” e “A pesquisa metodológica no aprendizado da metodologia no campo da comunicação”.