ESCLARECIMENTOS

Abaixo, sistematizamos as principais questões relacionadas à dinâmica do I Encontro da Rede de Pesquisadores em Comunicação Multiplataforma (RedCom):

Submissão de Trabalhos
Os trabalhos individuais ou em coautoria deverão ser enviados em vídeo (com até 10 minutos de duração).


Os trabalhos coletivos de Grupos de Pesquisa deverão ser enviados em vídeo (com até 10 minutos de duração).


* O upload do arquivo de vídeo será feito no sistema de submissão do evento.

Roteiro para apresentação da proposta dos pesquisadores (em vídeo):

a) apresentação da proposta;
b) objetivos;
c) referencial teórico;
d) metodologia e;
f) resultados esperados.


A apresentação da proposta deverá ser feita pelo(s) próprio(s) proponente(s).  
Poderão ser utilizados recursos diversos na apresentação, tais como: câmera de celular para captação de imagem e som, slides (power point) na apresentação, imagens ilustrativas e animações, entre outros.


Os vídeos com as apresentações estarão disponíveis no site do evento e acessíveis aos participantes do encontro.

ATENÇÃO:
Não haverá apresentação oral de trabalhos durante o evento.


Os vídeos enviados pelos membros do grupo de pesquisa serão apreciados por um ou mais Relatores, que irá redigir um relatório com seus comentários que darão início às sessões de debates.


Os Grupos de Pesquisa não precisam se preocupar em determinar um limite de propostas a serem enviadas em detrimento do tempo de apresentação, pois, as sessões serão destinadas apenas para o debate, com tempo igual de 60 minutos para todos os grupos, sendo 15 minutos destinados para leitura de relatório, e 45 minutos para debate.


Os comentários dos Relatores serão enviados antecipadamente aos autores dos trabalhos relatados. Os relatórios devem estimular o debate e abordar as conexões existentes no conjunto dos trabalhos apresentados pelo Grupo de Pesquisa.
Também não será necessário o envio do trabalho escrito no momento da inscrição.

Inscrição


As inscrições serão feitas pelos pesquisadores após o comunicado de aprovação de seus trabalhos.

Sobre a dinâmica das ‘Sessões de Debates dos Trabalhos’:
Após o aceite do trabalho em vídeo, será feita a designação de Relatores para elaboração de comentários críticos das pesquisas. Os relatores designados irão analisar os vídeos e elaborar um relatório para cada apresentação, que será enviado previamente ao grupo de pesquisa correspondente ao trabalho comentado.


Caberá ao relator de cada grupo, fazer a leitura do seu relatório na abertura dos trabalhos das sessões de debate. Ao fim de sua apresentação, será aberto o debate com os demais pesquisadores presentes na sessão.


As Sessões de Debates dos Trabalhos serão divididas por Grupo de Pesquisa, com (sessenta) 60 minutos de duração. Os primeiros (quinze)15 minutos serão destinados à leitura do relatório e os (quarenta e cinco) 45 minutos restantes para debate dos pesquisadores.


As Sessões de Debates dos Trabalhos serão conduzidas por um Moderador, que deverá abrir os trabalhos, informar aos pesquisadores a dinâmica da sessão e proceder o fechamento.

Datas Importantes:

Submissão dos vídeos


04/09/2020 – Prazo final para Submissão de Trabalho
15/09/2020 – Prazo final para divulgação dos trabalhos aceitos

Inscrições


30/09/2020 – Prazo para Inscrição de Pesquisadores

Relatoria


18/09/2020 – Indicação dos Relatores
05/10/2020 – Retorno dos relatórios
08/10/2020 – Envio dos relatórios aos grupos

Anais


08/10/2020 – Publicação dos Anais com os vídeos

DINÂMICAS DAS ATIVIDADES

 

- Palestras e Conferências serão coordenadas por um Moderador, que será responsável pela comunicação entre os apresentadores e o público, através do chat.

 

- Sessões Temáticas, com 1h de duração, serão coordenadas por um Moderador, que será responsável pela comunicação entre os participantes da sessão, através do chat. A primeira parte da sessão será dedicada à exposição do comentarista e a segunda para debates e discussões. Os comentaristas terão entre 20 e 30 minutos para expor seus argumentos. Para que as sessões sejam agilizadas e se faça um bom uso do tempo restante, recomenda-se que as dúvidas sejam enviadas para os moderadores durante a fala do comentarista. 

 

- Sessões de Apresentação dos Grupos de Pesquisa serão coordenadas por um Moderador, que será responsável pela comunicação entre os participantes da sessão, através do chat. Cada sessão terá 1h de duração e teremos em torno de 4 apresentações de grupo nessa hora, cada grupo terá de 10 a 15 minutos para fazer sua apresentação.


- Sala online: todas as atividades serão realizadas no mesmo endereço, na plataforma Conferência Web, da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/). Os pesquisadores serão informados do endereço da sala por e-mail e pelo WhatsApp, no dia de sua apresentação.

SESSÃO PLENÁRIA

 

Na Sessão Plenária do I Encontro da Rede de Pesquisadores em Comunicação Multiplataforma - RedCom, a comissão organizadora do evento e os coordenadores dos grupos de pesquisa serão convidados a discutir, entre outras questões,  a formalização da rede junto às instituições de cada grupo, para que os membros possam utilizar a rede, não só para estreitar contatos, como também para a submissão de projetos de pesquisa junto a órgãos de fomento internacional.